Carisma

Um pouco da História do Nosso Carisma

No século XVII, três calamidades esmagam a população francesa : a guerra, a fome, e a peste. Nesta época, os pobres sofriam exploração das mais diversas formas. Enquanto de um lado existiam aqueles que procuravam fechar os olhos a essa realidade, o povo sofria. Neste cenário surge uma esperança para este povo.

Vicente de Paulo, um padre de origem camponesa, através da experiência com Jesus na pessoa do pobre, primeiro um homem moribundo em Folleville e depois uma família doente e faminta em Châtillon no ano de 1617, começa reunir padres para evangelizar os pobres e senhoras para prestar-lhes serviços de Caridade. Em pouco tempo organizou confrarias que saiam em várias aldeias fazendo um belo trabalho de evangelização e serviço aos pobres.

Entre as senhoras que participavam das Confrarias estava uma viúva que se chamava Luísa de Marillac a quem Vicente em 1633 confiará diversas jovens camponesas que se apresentavam para servir os pobres. Em 29 de novembro elas se reúnem em comunidade para este fim. São intituladas de Filhas da Caridade pelos próprios pobres a quem servem. Seu principal serviço é o de Cristo no pobre seja enfermo, abandonado, preso; seja criança, adulto ou idoso. Às Filhas da Caridade nenhuma pobreza é estranha.

Hoje, estamos presentes em 94 Países, vivendo em 1680 Comunidades e somos mais de 14.000 Irmãs. Atuamos em Escolas, Creches, Hospitais, Abrigos, Inserções, Missões Ad gentes, onde estiver o pobre lá deve estar também as Filhas da Caridade.

Sabia mais: http://filles-de-la-charite.org/pt/