História

Passeando pela nossa história

Segundo dados repassados e constatados pela escritura de doação, o terreno da referida escola foi comprado pelo Senhor Ado de Arruda Câmara no ano de 1941, onde construiu uma casa, mas não chegou a morar e adaptou-a para o funcionamento de urna pequena escola denominando-a de “Escola Santo Antônio,” com professoras cedidas pelo Estado, sendo a 1ª diretora a professora Severina Aleixo. Tempos depois, mais precisamente em 10 de julho 1943, o Vigário da Paróquia da Imaculada Conceição, Campina Grande. Padre Severino Mariano de Aguiar comprou o terreno e o prédio da Escola ao Sr. Ado de Arruda Câmara e da sua esposa, Adélia Ribeiro Câmara. A escola foi ampliada e modificado o nome para “Escola Paroquial Santo Antônio.” E, em seguida, passou a denominar-se “Grupo Escolar Santo Antônio” para o ensino de crianças pobres. Sempre funcionando com pessoal cedido pelo Estado através da Secretaria de Estado da Educação. Em 1944, a professora Atida Pinto assumiu a direção da escola, em substituição a professora Severina Aleixo, E permaneceu no cargo até o ano de 1948.


No dia 10 de agosto de 1949, o Vigário Padre Severino Mariano de Aguiar fez a doação do “Grupo Escolar Santo Antônio” e do grande terreno à Associação São Vicente de Paulo do Recife, com a condição de mantê-la sempre gratuita. Desde 1949, até a presente data a escola é dirigida por uma Irmã da referida Associação e reconhecida como tal pela Secretaria de Estado da Educação. Em 1959 - Pelo decreto n° 1689 de 12 de Dezembro 1959, foi publicado no Diário Oficial do Estado de 19 de Outubro de 1959, o governador do Estado Pedro Moreno Gondim, elevou de 2ª para 1ª categoria o Grupo Escolar Santo Antônio. E por Decreto n° 8.964 de 12 de Março de 1959, publicado no Diário Oficial do Estado de 13 de Março de 1981, (atingindo as escolas dos complexos educacionais), passou a denominar-se Escola Estadual de 1º Grau Santo Antônio e, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394 de 1996, atualmente é designada Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio, No momento são atendidas 460 alunos do 1º ao 5º ano. E a deferida escola em 2016 recebeu como anexo o Externato São José.


Histórico da Casa do Menino

Aumentando sempre o número de alunos(as) outros serviços foram necessários: Creche, atividades profissionalizantes para os pobres e até um internato para meninos realmente desamparados. Em 1947 o Padre Severino Mariano de Aguiar solicitou a Irmã Gaizy, Irmã Servente do Instituto São Vicente de Paulo que, pelo menos duas(02) Irmãs viessem diariamente assumir a catequese e orientações das atividades já existentes, sendo atendido este seu pedido.


Foi somente a partir de 1949 que as Irmãs passaram a residir no instituto Santo Antônio (ex-escola paroquial), em comunidade, sendo Irmã Deusimar Pontes de Oliveira, a Irmã Servente, No dia 10 de agosto 1949, Monsenhor Severino Mariano de Aguiar fez a doação do Instituto Santo Antônio e do grande terreno, à Associação São Vicente de Paulo do Recife, com a presença de Irmã Helena Danney de Marcillac, na época, Provincial e Presidente da referida Associação.


Com a ampliação das dependências e melhoria dos serviços e atividades, foi construído o atual prédio da “Casa do Menino”, inaugurado solenemente no dia 15 de agosto de 1956.


Inicialmente a “Casa do Menino” atendeu crianças e adolescentes do sexo masculino, em regime de internato. Mas, motivada pelas necessidades mais urgentes, passou a receber crianças e adolescentes de ambos os sexos em regime de semi-internato. Entretanto, a partir de 1981, adaptando-se às realidades socioculturais restringiu o atendimento a crianças e adolescentes do sexo feminino, visto ser a mulher mais indefesa aos assaltos da sociedade devastadora dos valores da pessoa humana.


Por isso, à proporção que os educandos eram desligados da Entidade, foram substituídos por uma menina ou adolescente. Foi somente a partir de 1990 que a “Casa do Menino” passou a ser constituída por crianças/adolescentes somente do sexo feminino e em regime de semi-internato. A Casa do Menino situada na cidade de Campina Grande-PB, está localizada no Bairro Monte Castelo, habitado por pessoas de classe pobre e média baixa. Atende, prioritariamente, a crianças e adolescentes oriundas do próprio bairro e dos bairros vizinhos. As famílias das crianças e adolescentes atendidas são de baixo poder econômico. Trabalham no comércio, construção civil, órgãos públicos, como diaristas, empregadas domésticas e em outros trabalhos informais.


É uma Entidade Filantrópica que visa à formação e promoção de crianças na faixa etária de 7 a 12 anos, através do sistema de semi-internato com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento e a qualificação profissional. As crianças são encaminhadas para a aprendizagem de cursos profissionalizantes favorecendo assim sua entrada no mercado de trabalho. São oferecidos alguns cursos, tais como: crochê, informática, inglês e outros. Enfim, desde a sua fundação atende a crianças e adolescentes expostas a marginalização, provindos de famílias vulneráveis pela situação de pobreza, oferecendo-lhes uni atendimento diversificado e oportunidade de uma educação global, de valorização da vida e o exercício da cidadania e valores cristãos.


A obra financeiramente sobrevive com o serviço de telemarketing, subvenção da Prefeitura, convênio com a Secretaria de Serviço Social do estado, (mesmo com repasse irregular), é beneficiada com a doação trimestral da Holanda e contribuições espontâneas de alguns benfeitores. Existe também parceria com a Centro Universitário UniFacisa para estágios através de educação física e esportes. Procuramos estar próxima a Igreja local nos colocando sempre à disposição dos grupos de nossa Paróquia como também de outras paróquias para encontros, oficinas de oração, retiros, etc. Assim, procuramos ser presença de esperança e paz entre os pobres, crianças, Pais, funcionários e todos que precisam da nossa colaboração e serviço.


Irmãs Filhas da Caridade residentes na Casa do Menino.


casa do menino
casa do menino
casa do menino
casa do menino
casa do menino
casa do menino